Estruturando a web com HTML Aprendendo desenvolvimento web MDN

Para ser possível construir um projeto com essa tecnologia, precisamos de um arquivo com formato .https://www.revistaneoo.com/2024/05/papel-desenvolvedor-web.html, sendo assim possível abri-lo em um navegador, que interpretará o código-fonte para dispor os elementos na tela. Este módulo contém os seguintes artigos, que te levarão por toda teoria básica do HTML e fornecerão muitas oportunidades para você testar algumas habilidades. Caso você cometa um erro, você poderá desfazê-lo usando o botão Reset ar.

Aprendizado ativo: criando seu primeiro elemento HTML

  • Para construir websites, você deve conhecer sobre HTML — a tecnologia fundamental usada para definir a estrutura de uma página web.
  • Atributos contém informação extra sobre o elemento que você não quer que apareça no conteúdo real.
  • HTML é usado para especificar se o conteúdo da web deve ser reconhecido como um parágrafo, uma lista, um título, um link, uma imagem, um visualizador multimídia, um formulário ou um dos muitos outros elementos disponíveis ou até mesmo um novo elemento definido por você.
  • Atributos contém informação extra sobre o elemento, mas que você não deseja que apareça no conteúdo.

Você deve ter um ambiente de trabalho básico configurado (como detalhado em Instalando os programas básicos) e entender como criar e gerenciar arquivos (como detalhado em Lidando com arquivos). Ambos são partes do nosso módulo completo para iniciantes indrodução à web. Este módulo define o cenário, introduzindo você a conceitos e sintaxe importantes, procurando aplicar HTML ao texto, como criar hiperlinks e como usar HTML para estruturar uma página da web. De uma maneira geral o HTML é um poderoso recurso, sendo uma linguagem de marcação muito simples e acessível voltada para a produção e compartilhamento de documentos, imagens, vídeos e áudio via streaming. Isso é necessário porque os marcadores servem para definir a formatação de uma porção do documento, e assim marcamos onde começa e termina o conteúdo que receberá a formatação ou marcação necessária, específica. Alguns elementos são chamados “vazios”, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem algum elemento no documento.

Resolvendo problemas comuns com HTML

HTML

Por exemplo, o conteúdo pode ser estruturado em parágrafos, em uma lista com marcadores ou usando imagens e tabelas. Como o título sugere, este artigo fornecerá uma compreensão básica do HTML e suas funções. Como dito anteriormente, o HTML é utilizado para estruturar e formatar o conteúdo de páginas web através de tags, que serão interpretadas pelo navegador. Para que seja possível essa interpretação, é importante declarar qual a versão do HTML será usada. As primeiras versões eram flexíveis, e isso ajudava iniciantes na área.

História[editar editar código-fonte]

Apesar disso, por questões históricas (retrocompatibilidade), os navegadores ainda hoje conseguem interpretar páginas web que estão longe de ser um código HTML válido. A representação estruturada do conteúdo HTML de uma página web é feita através do DOM (Document Object Modal), que é uma interface de programação que permite o acesso e manipulação dos elementos. É o DOM que faz a estruturação em forma de árvore dos elementos, em que cada um deles é representado por um nó organizado hierarquicamente de acordo com a estrutura do documento. Antes de iniciar este módulo, você não precisa de nenhum conhecimento prévio sobre HTML, mas deve ter pelo menos uma familiaridade básica em utilizar computadores e utilizar a web passivamente (por exemplo, apenas navegando e consumindo conteúdo).

HTML

Representar dados tabulares em uma página da web de maneira compreensível e acessível pode ser um desafio. Este módulo abrange a marcação básica de tabelas, além de outros recursos mais complexos, tais como a implementação de legendas e resumos. Ele contém dois atributos, mas não há tag de fechamento, e não há conteúdo interno. Isso acontece porque um elemento de imagem não envolve conteúdo para ter efeito em si mesmo.

  • Este módulo define o cenário, introduzindo você a conceitos e sintaxe importantes, procurando aplicar HTML ao texto, como criar hiperlinks e como usar HTML para estruturar uma página da web.
  • Apesar disso, por questões históricas (retrocompatibilidade), os navegadores ainda hoje conseguem interpretar páginas web que estão longe de ser um código HTML válido.
  • Através do tempo, a utilização de ferramentas para autoria de HTML aumentou, assim como a tendência em tornar a sintaxe cada vez mais rígida.
  • Lembre-se de que você precisa incluir um espaço entre o nome do elemento e cada atributo.
  • Caso você realmente não saiba como fazer, pressione o botão Mostrar solução para ver a resposta.

Atributos contém informação extra sobre o elemento, mas que você não deseja que apareça no conteúdo. Neste caso, o atributo class permite que você dê ao elemento um nome de identificação, que pode ser usada mais tarde para direcionar informação de estilo ao elemento e outras coisas. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações. O HTML semântico é uma abordagem no desenvolvimento web que enfatiza o uso correto e significativo dos elementos, escolhendo aqueles que melhor descrevem o conteúdo que está sendo apresentado. Nossa recomendação é sempre incluir as aspas nos valores dos atributos — isto evita inúmeros problemas, além de resultar em um código mais legível. Essa linguagem de marcação oferece uma ampla gama de recursos, tendo sido citados somente alguns deles, que podem ser utilizados de acordo com a necessidade do projeto.

Este módulo irá introduzir os dois primeiros e apresentar conceitos fundamentais e a sintaxe que você precisa saber para entender o Estratégias para atualizar-se nas tendências de desenvolvimento web. Para construir websites, você deve conhecer sobre HTML — a tecnologia fundamental usada para definir a estrutura de uma página web. HTML é usado para especificar se o conteúdo da web deve ser reconhecido como um parágrafo, uma lista, um título, um link, uma imagem, um visualizador multimídia, um formulário ou um dos muitos outros elementos disponíveis ou até mesmo um novo elemento definido por você. HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) é o código que você usa para estruturar uma página web e seu conteúdo.